O grupo de pesquisa Articulações Poéticas UDESC/ CNPq realiza pesquisas, grupos de estudos, exposições, eventos acadêmicos com foco nas artes visuais contemporâneas.
Pretende fortalecer o campo das práticas artísticas com aproximações entre diferentes meios e linguagens artísticas, buscando a integração entre pesquisa, ensino e extensão tanto na UDESC, como através de parcerias interistitucionais e trocas de saberes com a comunidade extra-universitária.
Participantes
Ana Sabiá, Anna Moraes, Beatriz de Aragão, Bárbara Paul, Bruna Ribeiro, Carlos Ferro, Cyntia Werner, Daniela Vicentini, Edson Macalini, Elenize Dezgeniski, Elisa Queiroz, Flávia Rossinski, Gabriel Bonfim, Gustavo Reginato, Isadora Stähelin, Leandro Serpa, Letícia Cardoso, Letícia Honório, Lorena Galery, Luanda Ribeiro, Luiza Reginatto, Marta Martins, Martina Hotzel, Odete Calderan, Rosana Bortolin, Sandra Favero e Silvana Macêdo.

Ana Sabiá
Artista visual e pesquisadora independente. Doutora em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na linha de pesquisa Processos Artísticos Contemporâneos. Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas, pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Membro do grupo de pesquisa Articulações Poéticas (CNPq/UDESC) e do Coletivo 7Mulheres. Possui experiência profissional no ensino fundamental e médio na área de Artes Visuais e Fotografia. Participa ativamente da cena artística brasileira em exposições, mostras e festivais de fotografia, incluindo seleções, convites e premiações. Em 2017 foi premiada com o 1° lugar (categoria foto única) no 13° Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco (RJ); com o 2° lugar do juri oficial do Prix Photo Web Aliança Francesa (RJ) e selecionada em convocatória do SESC Galerias (SC), para a mostra individual “Do porão ao sótão” itinerante em três cidades catarinenses. Em 2019 foi selecionada para a mostra coletiva “Vento Sul” no 9° Foto em Pauta Festival de Fotografia de Tiradentes (MG) e convidada pela curadoria da 14ª Bienal Internacional de Curitiba (PR) para integrar a programação com a mostra individual “Panorâmicas do Desejo”. Em 2020 foi selecionada na convocatória do 10° Festival de Fotografia de Tiradentes (MG); no edital “Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência, do Itaú Cultural“ (SP); no 25° Salão Anapolino de Arte (GO) e, na leitura de portfólio do FESTFOTO POA (RS), obteve o Prêmio Aquisição pelo Museu da Fotografia de Fortaleza. Atualmente, desenvolve pesquisas a partir do corpo, surrealismo e auto-representação como estratégia de problematização crítica de temáticas que perpassam feminismos, identidades e auto-biografia.
– Contato: www.anasabia.com | Instagram

Anna Moraes
(1988). Artista visual, doutoranda em Artes Visuais pelo PPGAV/UDESC (2020-) mestra em Teoria e História da Arte no PPGAV-CEART-UDESC (2017-19), pós-graduada em Gestão Cultural pelo Senac/SP (2016), graduada em Bacharelado em Artes Visuais pela UDESC (2013). Vive e trabalha em Florianópolis/SC. Pesquisa diferentes entendimentos acerca do desenho contemporâneo, a relação com a paisagem, a noção de espaço e território. Recebeu Prêmio do Júri no Salão Nacional da Quarentena 2020; foi selecionada no miniedital Arte como Respiro do Itaú Cultural 2020; finalista do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea/SC 2019; participou da Bienal Internacional de Curitiba e foi selecionada em editais como Arte Londrina 8 e Salão de Navegantes. Participa do Nacasa coletivo artístico, situado em Florianópolis, na gestão e curadoria da Galeria Nacasa. Também realiza trabalhos de curadoria, selecionados em editais em Santa Catarina. Desde 2013 ministra o curso “Desenho Artístico” em seu ateliê.
– Contato: Instagram | annamoraess@gmail.com | (48) 996413980

Bárbara Paul
Bárbara Paul é uma artista visual, pesquisora e educadora brasileira graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente faz parte do programa de pós gradução em artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Já participou de exposições, publicações e residências artísticas em diversos estados do Brasil, Europa e Estados Unidos e sua produção atualmente investiga as relações familiares, as dificuldades de convivência e as memórias de infância e adolescência por meio do desenho, instalação, objetos de arte, fotografia, desenho e qualquer linguagem que servir para materializar suas narrativas.

Bruna Ribeiro
Mestranda bolsista FAPESC em Artes Visuais, na linha de Processos Artísticos Contemporâneos da Universidade do Estado de Santa Catarina / PPGAV-UDESC (2019-Atual), sob orientação da Prof. Dra. Silvana Barbosa Macedo. Acadêmica da especialização em Poéticas Visuais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2017-Atual) e graduação em Artes Visuais (Bacharelado) pela mesma instituição. Atualmente participa do grupo de pesquisa Articulações Poéticas (UDESC/CNPq), coordenado por Prof. Dra. Silvana Barbosa Macedo e Prof. Dra. Sandra Maria Correia Favero e o GPA – Grupo de Pesquisa em Arte (UNESC/CNPq), coordenado por Aurélia Regina de Souza Honorato.
– Lattes
– Contato: brunaribeiro@unesc.net

Carlos Ferro
Mestrando em Artes Visuais na linha de Processos Artísticos Contemporâneos da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2020 – atual). Graduado em licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (2020). Pesquisa a relação contínua entre corpo e matéria, no qual o gesto como um meio, atua como uma ação corporal incisiva e também como um acontecimento.
– Lattes
– Contato: Instagram | xcefpx@gmail.com

Daniela Vicentini
Doutoranda na linha de pesquisa em Processos Artísticos Contemporâneos da UDESC, sob orientação da professora Dra. Silvana Barbosa Macêdo (desde 2019). Formou-se em bacharelado em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP, 1995); fez mestrado em História Social da Cultura, na PUC-Rio, em 2000. De 2001 a 2005, lecionou na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e na UniBrasil, em Curitiba. Em 2006, foi uma das vencedoras do prêmio editorial Iberê Camargo, publicou “Tríptico à Iberê” (Cosac Naify, 2010), em coautoria com Fernando Burjato, “Arte brasileira nos acervos de Curitiba” (Segesta, 2010), Presença de Alice, sobre a obra de Alice Yamamura (Edição do autor Gerson Carvalho, 2016). Em 2014, realizou a exposição individual, Ma r, no Centro Cultural Badesc, em Florianópolis; e, em 2015, Vai vem ver, no Museu da Gravura, em Curitiba. Em 2009 e 2010, realizou o Treinamento em Goetheanismo, de 2014 a 2019, a formação em Terapia Artística Antroposófica, ambos na Associação Sagres, Florianópolis. Atualmente, participa do Grupo de Pesquisa “Articulações Poéticas”, coordenado pelas professoras Dra. Sandra Favero e Dra. Silvana Barbosa Macêdo, investiga conceitos de natureza e paisagem e realiza obras em caminhadas, processos colaborativos, aquarela e escrita.
– Lattes e ORCID
– Contato: www.danielavicentini.com.br | vicentinidan@gmail.com

Edson Macalini
Artista Visual. Doutorando em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC/PPGAV. Mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC/PPGAV – 2014. Graduado em Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade de Artes do Paraná – FAP/UNESPAR – 2010. Atualmente é professor de desenho do Curso de Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF/CARTES – Juazeiro/BA. Possui experiências como professor no ensino de artes visuais nas esferas: público e privado, ensino fundamental e médio, programas sociais e espaços de educação não-formal. Como artista visual desenvolve trabalhos em poéticas artísticas com o desenho, gravura, coletas, narrativas, escritos, publicações independentes, livros de artistas, múltiplos, fotografias, instalações, intervenções urbanas e arte disseminativa.
– Lattes
– Contato: Instagram | edson.macalini@gmail.com ou edson.macalini@univasf.edu.br | (87) 99173 4008

Elenize Dezgeniski
Artista visual, fotógrafa e atriz. Mestranda em Artes Visuais na Linha de Processos Artísticos Contemporâneos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), Bacharel em Interpretação Teatral pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Os principais temas em seus trabalhos são a memória, a palavra, a afetividade e o corpo. Sua obra é apresentada em fotografias, vídeos, instalações, performances, práticas curatoriais, publicações e inserções em discursos/circuitos híbridos. Integrou o Grupo Obragem de Teatro e foi aluna do Núcleo de Estudos da Fotografia (NEF, Curitiba). Foi curadora das Artes Visuais do Centro Cultural SESI Heitor Stockler de França em Curitiba (2013 – 2015) e coordenou e produziu o Núcleo de Artes Visuais SESI/PR (2015). Foi professora convidada do Curso de Especialização em Fotografia (Processos e Produção da Imagem) da Universidade Tuiuti do Paraná. Autora do livro “Gesto contínuo”, 2019 (projeto realizado através do Programa de Apoio e incentivo à Cultura Mecenato Subsidiado FCC, Curitiba). É integrante do coletivo FUDEU e do grupo de pesquisa Articulações Poéticas (UDESC/CNPq).
– Lattes
– Contato: www.elenizedezgeniski.com | Instagram | elenizedezgeniski@hotmail.com

Elisa V. Queiroz
Nascida em Florianópolis, SC, com muitos elos afetivos entre Brasil e Itália. Atualmente é mestranda em Artes Visuais na UDESC na linha de pesquisa em Processos Artísticos Contemporâneos, possui graduação em Bacharelado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Cursou um semestre (2012) de Belas Artes na Accademia Albertina delle Belle Arti di Torino e como bolsista CAPES pelo programa federal Ciências sem Fronteiras cursou um ano de master em Eco-design na universidade Politecnico di Torino (2013-2014), ambas em Turim, Itália. Sua produção explora questões relacionadas ao afeto, à nostalgia, ao paraíso – criando e inventando memórias e lugares de pertencimento.
– Lattes
– Contato: www.behance.net/elisaqueiroz | Instagram | elisavq@gmail.com

Gabriel Bonfim
Mestrando bolsista CAPES em Artes Visuais, na linha de Processos Artísticos Contemporâneos da Universidade do Estado de Santa Catarina (2019-Atual), sob orientação da Prof. Dra. Sandra Maria Correia Favero. Possui Graduação em Artes Visuais (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2019). Tem experiência na área de Artes Visuais e Educação. Participou do projeto de iniciação à docência: PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2015-2017). Atuou como mediador na Divisão de Artes Plásticas – Casa de Cultura UEL (2017-2018). Atualmente participa do grupo de pesquisa Articulações Poéticas (UDESC/CNPq), coordenado por Prof. Dra. Silvana Barbosa Macedo e Prof. Dra. Sandra Maria Correia Favero, investigando processos de caminhadas e criação de narrativas. Integra a Equipe Editorial da Revista Palíndromo do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina.
– Lattes e ORCID
– Contato: Instagram | bonfimgap@gmail.com

Gustavo Reginato
Mestre em Artes Visuais, linha de pesquisa Processos Artísticos Contemporâneos – PPGAV/UDESC, com a dissertação “Viagens à Ilha de Santa Catharina: devaneios em arte impressa” sob orientação da Prof. Dr. Sandra Maria Correia Favero. Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Investigador do universo gráfico e suas tecnologias, coletor de ideias e de imaginários. Fundador, editor e impressor da Editora Caseira (www.editoracaseira.com), que fabrica e distribui publicações artesanais acreditando no poder dos livros como transformadores de micro-políticas. Desde 2011 é pesquisador no PhotoGraphein: Núcleo de pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq) coordenado por Cláudia Mariza Mattos Brandão. A partir de 2018 iniciou suas pesquisas no grupo Articulações Poéticas (UDESC/CNPq), coordenado por Silvana Barbosa Macedo e Sandra Maria Correia Favero, investigando processos de impressão, caminhadas, coletas e criação de narrativas.
– Lattes
– Contato: www.editoracaseira.com | gustavoreginato@editoracaseira.com

Leandro Serpa
Tijucas/SC (09/12/1983). É Bacharel em Artes Plásticas pelo Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, Mestre em Ensino das Artes Visuais e Doutorando em Artes Visuais, na linha de Processos Poéticos pelo PPGAV/UDESC. Artista pesquisador do campo gráfico, monotipia e das relações entre jogo e cultura, Leandro investiga atualmente A Presença/Ausência na dimensão expandida da Gravura Contemporânea: Estratégias poéticas de Guerra Hibrida contra a Barbárie, em seu percurso no Doutorado em Artes Visuais.
– Lattes
– Contato: www.leandroserpa.com.br | Instagram | serpaleandro36@gmail.com

Letícia Honorio
Artista visual e pesquisadora, nascida em Santa Maria/RS, atualmente reside em Florianópolis/SC. Mestranda em Artes Visuais, na linha de Processos Artísticos Contemporâneos na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em Artes Visuais Bacharelado em Desenho e Plástica, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com especialização em Pintura, Fotografia e Gravuras. Participa do Grupo de Pesquisa Articulações Poéticas (UDESC/CNPq), e também do Laboratório de Arte e Subjetividades (LASUB/UFSM). Atualmente, sua pesquisa trata do Artivismo e Subjetividades de Mulheres Negras na Arte Contemporânea Latino-Americana. Seus trabalhos permeiam a pintura e fotografia.
– Lattes e ORCID
– Contato: Instagram | leticiaalveshonorio@gmail.com

Lorena Galery
Mestranda em Artes Visuais, na linha de Processos Artísticos Contemporâneos da Universidade do Estado de Santa Catarina (2019-Atual), sob orientação da Prof. Dra. Silvana Barbosa Macedo. Possui graduação em artes visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), com especialização em artes gráficas e fotografia. Atualmente participa do grupo de pesquisa Articulações Poéticas (UDESC/CNPq), coordenado por Prof. Dra. Silvana Barbosa Macedo e Prof. Dra. Sandra Maria Correia Favero, investigando arte feminista e brasileira.
Nascida em Belo Horizonte/MG em 23/05/1988. Mora em Florianópolis SC.
– Lattes e ORCID
– Contato: logalery@gmail.com | (48) 99177 1287

Luanda Ribeiro
Artista visual e mestranda em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina na linha de Processos Artísticos Contemporâneos (2020-2022), sob orientação de Sandra Correia Favero. Participou de diversas exposições coletivas, e realizou em 2019 a individual Arqueologia do Impossível, contemplada pelo edital 005/2019 da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. Trabalha com desenho, escrita e suas interlocuções, pesquisando fabulações, memória e narrativas ficcionais, com referências na literatura modernista, no realismo mágico e na ilustração científica.
– Lattes
– Contato: Instagram | a.luanda.ribeiro@gmail.com

Luiza Reginatto
(Estrela – RS 1988). Mestranda em Artes Visuais, na linha de Processos Artísticos Contemporâneos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em seu trabalho se desdobram relações entre materiais e paisagens reais e imaginárias, pesquisando recursos gráficos, instalação e a relação com o corpo no espaço. Atualmente participa do do Grupo de Pesquisa Articulações Poéticas (UDESC/CNPq).
– Lattes
– Contato: www.reginattoluiza.wixsite.com/luizareginatto | Instagram | reginattoluiza@gmail.com

Martina Hotzel
Designer gráfico formada pela Universidade Federal de Santa Catarina com estudos complementares (Graduação Sanduíche – CNPq) em branding pelo Amsterdam Fashion Institute, Holanda. Trabalha como autônoma com design de publicações, branding e design de sites. Experimenta com a criação de livros-objeto, design de múltiplos e fotografia.
– Contato: www.martinahotzel.com | Instagram | design@martinahotzel.com

Odete Calderan
Artista Visual-Professora. Doutoranda em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC. Mestra em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Pós-Graduada em Design para Estamparia pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Bacharel em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM. É professora do Curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC. Pesquisa diferentes contornos implicados em práticas artísticas que, convergem pelo viés poético desdobrando-se em contextos da paisagem, linguagem, materialidade e subjetividade; articulado as questões processuais, conceituais, da experiência e a tudo que atravessa.
– Lattes
– Contato: odete@unesc.net | (48) 99562284

Rosana Bortolin
(Brasil, Passo Fundo, 07/13/1964). Licenciada e Bacharel em Desenho e Plástica; e, Especialista em Cerâmica (Latu Sensu) – Universidade de Passo Fundo-RS; Mestre em Poéticas Visuais (Strictu Sensu)- Escola de Comunicação e Artes – ECA /USP; Doutoranda em Investigación y Creación en Arte Contemporâneo, na Universidade do País Vasco-UPV; estágio doutorado europeu FBAUL-Lisboa; Professora no Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC; Possui obras em acervos de Museus no Brasil, Cuba, Espanha, Eslovênia, Itália, Letônia, Portugal, Rússia, Ucrânia, Argentina, República Dominicana, entre outros. Expõe regularmente desde 1984. Realiza micro intervenções pelos lugares por onde anda.
Coordena o Espaço Oficina – Galeria Estúdio em Florianópolis/SC/ Brasil; Coordena o Programa de Extensão Universitária NUPEART Pro…Move do Centro de Artes- CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC; Coordena o Laboratório institucional de Cerâmica – LIC/ UDESC.
Série Artísticas Desenvolvidas com a realização de Exposições Individuais: Ovóides, Guardiões, Alguidares, Habitar Ninhos, Profano-Sagrado e Organismos.
– Lattes
– Contato: Facebook | Espaço Oficina – Galeria Estúdio | Nupeart ProMove

Sandra Correia Favero
Formação Doutorado em Poéticas Visuais, USP,2015. Mestrado Gestão do Design – UFSC, Fpolis, SC, 2003. Pintura – EMBAP, PR, 1979. Atua como artista, pesquisadora e professora de graduação e pós-graduação em Artes Visuais, UDESC, Florianópolis. Exposições individuais: UNESC, Criciúma, SC; Numinoso, Galeria Municipal Pedro Paulo Vicchetti, Fpolis, SC, 2017; Estuário, Fundação Cultural de Itajaí, SC, 2019; Entre a gravura e o livro o tempo, Diálogos com o acervo, MASC, 2020. Mostras coletivas: Fotografia – seus sistemas híbridos e fronteiriços, 13ª Bienal Internacional de Curitiba, Polo SC, Fundação Cultural BADESC, curadoria Juliana Crispe Francine Goudel e Sandra Mackowieky, Fpolis, SC, 2017; 12ª Edição Armazém, MASC – Sala Lindolfo Bell, Fpolis, SC, 2017; Entre ser eu e ser muitas, MASC, Fpolis, 2017; Múltiplo, MVM, Fpolis, SC, 2018; Irrupções Geográficas – transbordamentos possíveis, coletiva, Fundação Cultural BADESC, curadoria Juliana Crispe e Cláudia Zimmer, Fpolis, SC, 2018; Abalo, Jardim do MHCS, Fpolis, SC, 2018; Substrato, J. Botânico, Fpolis, SC, 2018; Ciranda: entre ser eu e ser muitas, Espaço Cultural Armazém, Fpolis, 2019; Rudis Matéria, 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba – Polo SC, MESC, curadoria Juliana Crispe, Francine Goudel e Sandra Makowieky, Fpolis, SC, 2019; Tipografia – Substantivo feminino, 19º Edição Projeto Armazém, Choque Cultural, SP, integrando a 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, curadoria Juliana Crispe,2019; Tudo aquilo que não foi dito, curadoria Elisa Queiroz, MESC, Fpolis, SC, 2020. Curadoria: 13ª Edição Armazém, Fundação Cultural de Curitiba, Museu da Gravura, curadoria em parceria com Sonia Brida e Ricardo Corona; Livros Livres, MASC, em parceria com Juliana Crispe, MASC, Fpolis, 2020.
– Lattes
– Contato: sandra.favero@udesc.br | sandrafavero@gmail.com

Silvana Macêdo
Pesquisa o diálogo entre a arte contemporânea, ciência, natureza e tecnologia, o tema de seu doutorado (2003), na Northumbria University, Newcastle Upon Tyne, no Reino Unido. Aprofundou suas pesquisas sobre tecnologia de telepresença em seu trabalho de pós-doutorado na Universidade de Caxias do Sul, em 2005. Desde então desenvolve projetos artísticos que envolvem o uso de tecnologias novas e antigas, sobre a temática do meio ambiente. Mais recentemente pesquisa sobre maternalismos contemporâneos, feminismos e estudos de gênero. Professora efetiva do DAV desde 2006, professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Udesc – Ceart, atua nas áreas de pintura, multimeios, instalação multimídia e artes midiáticas.
– Lattes
– Contato: www.silvanamacedo.com | Instagram | Facebook